sábado, 6 de junho de 2009

Ah, benditos leões!

Ultimamente tenho andado insatisfeito com a atitude de muitos que se dizem cristãos. Em comunidades no orkut, rodas de amigos, portas de universidades (e até mesmo dentro delas) debates teológicos são cada vez mais frequentes para se descobrir a "verdade" sobre qual igreja é mais Santa, Católica, Apostólica - nunca se viu tanto sufixo narcisista!

Isso me incomoda muito pelo fato de todos esses debates estarem defendendo críticas de uns e outros para com instituições diferentes das que eles seguem. Seja qual for a denominação à qual pertencem, os cristãos de hoje não fazem desuso do bom e velho clichê: herege! Que epípeto mais eterno esse! aguentou diversos concílios e doutrinas ao longo dos quase dois mil anos de existência e ainda é usado como uma saudação entre segmentos diferentes do cristianismo (quem sabe substituiu o "Graça e paz" do Apóstolo Paulo).

Contra tudo e contra todos desse sistema de acepção intra-cristão, eu gosto de refletir sobre uma passagem que está no livro de Atos dos Apóstolos, onde são relatadas as primeiras relações entre os cristãos: "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister."
Que inveja (santa), penso eu! E é porque hoje também há divisão. Quanta divisão!

Sinceramente, às vezes acho que hoje ao invés de grandes profetas ou evangelistas deveriam surgir outros imperadores romanos como Nero e Trajano. Só assim os cristãos estariam unidos como foi há algum tempo atrás, mesmo que fosse em cavernas ou orando juntos em um coliseu frente a leões famintos. Mas, é por isso que não devo me conformar com esse mundo, nem com esses cristãos contemporâneos que como diz meu amigo Rodolfo Carneiro: "[Eles] não param de pregar Jesus". E tenho a firme certeza de que Ele era bem maior do que qualquer ego idiota.

Que a paz esteja com todos. E a glória com Ele.

Monzitti Baumann

7 comentários:

  1. Poxa meu vei, eu concordo plenamente com o seu pensamento. Deus continue a te abençoar irmão...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro Ir. Monzitti, fico feliz com o nível de profundidade e de lucidez do seu artigo. Muito bom mesmo... Olha, eu concordo plenamente!

    Graça e Paz do Nazareno!!
    Paulo Boto!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, Jesus disse que "os Dele" seriam conhecidos pelo Amor que tivessem uns pelos outros... Daí tu tira como estamos (nós Igreja) longe de entender e seguir a Palavra! Os Fariseus seriam santos nos dias de Hoje... Saudades do século 1!!! Abraços e continue produzindo textos inteligentes.

    Paz.
    Rodolfo Carneiro.

    ResponderExcluir
  4. É em busca desse tipo de reflexão que a igreja deve correr atrás hoje, ser Cristão de maneira genuína; o Senhor Jesus não se preocupou em explicar os segredos do universo, como surgiram os mares, as estrelas, ou quem iria criar o sabão líquido, Ele apenas nos ensinou a viver em abundância de amor pela vida e pela criação, parabéns Monzitti, fico feliz em encontrar gente como você, pois gente que pensa assim está em falta.... God Bless You!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu amado Brother !!!

    Vivemos dias Maus....onde falta amor e sobra iniquidade..

    A religião sufocando a fé dos cansados, os televangelistas todos eles sem escrupulos expoliando os moto-boys que arriscam a vida para ganhar um salário minguado; as empregadas domésticas que se submetem aos caprichos da madame da classe média; os carvoeiros que vivem na boca de fornalha para fazerem o carvão do churrasco do restaurante de luxo; as enfermeiras que enfrentam plantões insones.

    Concordo plenamento com você..estamos cansados !!!
    concordo quando o Ricardo GOndim diz: "Não se deve desprezar a realidade em nome da esperança. Não se deve negligenciar as amarras sociais em nome das promessas de Deus".

    Meu brother !! "Lembre-se que está em Cristo é estar no caminho do proximo"..

    Um grande Abraço !!

    ResponderExcluir
  6. qdo tava ficando bom, vc terminou o artigo..tenho certeza q vc ainda tem muito a falar sobre isso e eu gostaria de ler mais sobre isso. Rodolfo complementou no seu comentario:"os fariseus hj seriam santos" e isso eh pura verdade.
    Como o envangelho eh super permitido aqui no Brasil, a verdade ficou cheia de "donos" e de doutrinas que nao passam de enfeites, pra ver se a coisa ficava mais interessante, mais perigosa, mais delicada.
    nao sei se vc me entende....
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Entendo perfeitamente, Manu. Quando estamos falando da verdade única, que é uma Pessoa e não uma ideologia, o espírito se torna o mesmo. Infelizmente temos que aturar esses "donos" da verdade que você falou. É muito difícil ser justo e íntegro nessa sociedade que só prega o bem estar individual e a adoração às coisas materiais.
    Mas continue com esse sentimento de verdade e justiça em seu coração. É bom saber que ainda existem pessoas de consciência no evangelho do amor de Cristo.

    No amor dEle...

    ResponderExcluir