segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escravos das palavras


Caio Fábio já dizia que a forma mais sutil de idolatria é aquela que se vincula às palavras. Não é que ele tinha razão?!

Não há nada melhor para entendermos o quanto as pessoas mudam do que apagar velhos e cavernosos depoimentos do orkut. Em cada página ou depoimento que paramos - de pessoas que nem conhecemos direito, ou até daquelas que finjem que nos conhecem - vem à mente a boa e tradicional interjeição nordestina: Vixe!

Eu ainda sou muito infantil e tolo de me espantar com isso. É que às vezes eu ativo o meu instinto "ET" e me choco diante das barbaridades do nosso século, mesmo sabendo que a cada dia vai existir algo novo, uma "boa" nova (que de boa não tem nada!) para ser contada por aí.

Embora eu esteja ficando mesmo - necessariamente - calejado com a infantilidade desse nosso povo (não me refiro apenas aos orkutianos), há ainda uma observação que eu não posso deixar perdida: a idolatria. É incrível como a sociedade de hoje é expert no discurso e na teorização dos valores de antes, ao espalhar por todo canto a sua personalidade, o que pensa, de qual filme gosta mais ou qual de seus amiguinhos é o mais fofo!

Quanta filosofia vã impregnada à idolatria que nós carregamos e aplicamos às nossas palavras! A cada dia que passa, aparentamos estar falando somente de coisas utópicas e sem razão, embora não reconheçamos o fato de que ficamos escravos à isso. Já colocamos em uma forma o que dizer quando determinada pessoa ou assunto está em um nível de importância pequeno, médio ou grande no nosso mundo. Já sabemos quais palavras devemos utilizar e idolatrizar para uma situação de felicidade ou tristeza. Temos doutorado sobre qual tipo de recado devemos encaminhar a uma pessoa que magoamos - com as mesmas "boas" palavras de sempre.

E o amor? ah, o amor! Coitado dele! Nunca se viu tanto uso desnecessário deste sentimento como hoje! Os "apaixonados" moderninhos vão me atirar pedras, mas é doloroso acompanhar um relacionamento dos de hoje sem que você tenha, no mínimo, ânsia de vômito. É difícil passar em branco diante de uma frase daquelas como: "Te amo eternamente, por toda a minha vida, com todo o meu coração. Forever s2!", e ver dias depois o status de relacionameto no orkut de algum deles com a opção "solteiro(a)".

A minha maior dor, com certeza, é de isso ter chegado ao nosso relacionamento com Deus. É triste saber que existe muita gente tratando Deus como um amigo do orkut, deixando depoimentos toda noite ao ajoelhar-se para falar com ele por um "site de relacionamento espiritual". Se amarrando a uma estaca da inconsciência ao usar as mesmas palavras fúteis que não expressam nada do que sentem, as pessoas hoje ganham mais um pedaço de vazio do tamanho da inutilidade e falta de lucidez que as suas expressões contém. É por isso que o mundo anda hoje como a minha querida e saudosa bisavó costumava dizer: "Deste jeito e desta maneira."

"Que a minha consciência passe por um canal livre de palavras entre mim e o amor, sinceridade e vida."

Então, que a paz esteja com todos. E a glória com Ele: verbo, palavra, expressão e razão da vida.

Monzitti Baumann.

4 comentários:

  1. Monza, muito legal o q vc postou, inclusive concordo c isso...o q temos muito sao palavras, e pouco do sentir! acho q isso deveria parar numa revista, mas com uma linguagem mais enxuta p todos entendenrem!
    kkkkkkk
    te amo! seu minino inteligente!
    vc redige excelente!
    manu

    ResponderExcluir
  2. Essas palavras são bastante apropriadas para a nossa realidade. Que Deus continue a te usar meu querido! Parabéns BIDÚ

    ResponderExcluir
  3. Isso é mágico meu amigo, você tem toda a razão, agradeço por ter uma pessoa como essa ao meu lado. O bom é quando as pessoas boas chegam até você, e não quando se escolhe pessoas para serem seus amigos.
    Parabéns por ter a coragem de expor palavras tão lindas como essa, isso mostra o quanto fé e ciência podem andar juntas!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Caio,
    Agradeço pelo carinho de suas palavras. Conversas boas deixam lembranças e histórias boas.
    Que vivamos o dom de nos expressarmos de forma sincera cada dia mais.
    Um grande abraço e que Deus abençoe a todos vocês.

    ResponderExcluir