sexta-feira, 23 de julho de 2010

Existe "Igreja" dentro da "Instituição" ?




Sou observador, por isso presto atenção em todas as placas, anúncios, propagandas, protestos, opiniões ou qualquer outro tipo de manifestação. Foi então que durante a semana fiquei intrigado com um detalhe que eu não tratava com tanta importância assim, que era a quantidade de denominações religiosas espalhadas em cada esquina.

Digo que não dava tanta importância assim porque não tinha parado para pensar no tamanho real e assustador da coisa! Muitas vezes, pela quantidade excessiva dos movimentos, aparecem até nomes bizarros de instituições que se dizem representantes de Deus aqui na terra. Líderes e mais líderes disputando cargos nos "clubes" de Cristo, enaltecendo a importância megalomaníaca de crescer e expandir as suas ideias, no intuito de que o "Evangelho" seja espalhado a toda criatura com um sentimento maquiavélico e descompromissado com a coerência ou qualquer outro meio de propagação dele.

Ao olhar para a situação, a primeira sensação que se passa em minha mente é a de vazio, da inexistência da Comunidade entre esses "clubinhos". Sim, da inexistência da Igreja deixada por Cristo, da retratada no livro de Atos dos Apóstolos, da que milhares de homens sinceros e puros de alma morreram queimados em Roma, da Igreja Corpo. E é por isso que escuto conversas diariamente acerca dela, em dúvida se é possível que a Instituição não sufoque-a com seu reducionismo ou sua politicagem.


A Igreja existe dentro da instituição quando a instituição não se torna maior do que ela, quando seus membros se tornam irmãos fora e dentro dela, quando o amor reina no lugar da fofoca e inveja, quando se está mais preocupado com a causa do Evangelho do que com a vida do outro, quando líderes não são donos de ninguém, quando a Palavra é texto para nossas vidas ao invés de pretexto para regras imbecis, quando Jesus é pregado (e não "apregado", como andam fazendo constantemente!), quando a verdade está acima de qualquer politicagem externa ou interna, quando as pessoas frequentam por amor e não por pressão dos outros, quando o mais importante é o Reino de Deus do que projetos faraônicos sustentados por ofertas baseadas na sua "quantidade de fé", quando cristãos não são conhecidos por serem tapados e intoletantes, e sim pelo amor que apresentam uns com os outros.


Qualquer outro objetivo fora dos citados acima é uma construção em vão de uma casa em que habita vazio e cobiça. Pessoas são mais importantes do que nomes.

"Somente se na “igreja” houver o mesmo espírito que houve também em Cristo Jesus, o qual se esvaziou, se identificou, e não buscou ser nem mesmo quem era (Deus), é que pode haver algum significado para ela nesta existência ainda. Do contrário, ela não terá qualquer contribuição espiritual a dar à humanidade." (Caio Fábio)

Que a paz esteja com todos, e a glória com Ele: Que é o cabeça, e nós o seu corpo, somente o seu corpo.

Monzitti Baumann.

7 comentários:

  1. Certamente as implicações de SER IGREJA, são bem maiores que as de SER INSTITUIÇÃO, é essa ideia que o Senhor Jesus disse que começa na individualidade para se tornar coletivo, caso contrário seremos mais uma instituição e não novos recrutas da IGREJA que vive desde a instituição do MESTRE. Palavras muitos felizes meu caro Monza. See you in Sun Earth!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vc eh o cara!!!
    Adorei! Essa foi amelhor de todas!
    posso copiar e colocar no mu orkut?
    kkkkkkkk
    parabens.... depois quero compartilhar c vc umas coisas q ouvi nesse fim de semana.....aprendi até como eh chamado essa idolatria q os crentes cometem com TUDO: sacralização...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este texto meu caro Baumann. Deus continue a te usar com palavras sábias... Hugs

    ResponderExcluir
  5. gostei d+ cabeça...vc é muito usado por Deus para nos edificar com suas sábias palavras...bjao

    ResponderExcluir
  6. Você realmente é inspirado por Deus....
    Poxa, a cada dia que te conheço, mais te admiro...

    Parabéns, meu escritor preferido... rsrs
    Beijos!

    Vanessa...

    ResponderExcluir
  7. Muito me admirei de encontrar alguém que, como eu, se refere à igreja como instituição.

    A meu ver, a igreja não passa de um lugar onde pessoas se reúnem com a prerrogativa de que são adoradoras do Deus Vivo, mas que, de fato, não passam de meros pecadores, mortais como qualquer um de nós.

    Os crentes, em sua assombrosa maioria, são uns ignorantes. Tanto quanto as tais almas perdidas, que não compreendem a Verdade.

    A igreja, enquanto instituição, é a maior e melhor arma que Satanás pode usar, porque as pessoas não concebem a diferença entre Corpo de Cristo e instituição eclesiástica. Nem os crentes o fazem. Eles definem santidade, por exemplo, com base em comportamentos tolos (frequência nos cultos, tamanho de Bíblia, capacidade vocal e outras baboseiras meramente aparentes), não dando a devida importância ao íntimo do ser humano.

    Não sei se sabem, mas o homem, como ser social, precisa se identificar com o "outro" para que construa uma relação. Foi exatamente por isso que Deus decidiu se fazer homem e revelar a si mesmo em Jesus Cristo. Porque essa era a única forma de mostrar à humanidade o quanto ela era amada.

    Por isso Jesus se tornou famoso em seu tempo: pela misericórdia. A igreja, ao invés de focar o amor, se ocupa de coisas vãs. Por isso muitos têm se perdido ou abandonado o Caminho.

    A Igreja, O Corpo de Cristo, é mais poderosa que aquele que está no mundo. Mas se, como instituição, esse Corpo não se organizar, ele irá responder por muitas vidas no Dia do Juízo. Porque é responsabilidade dos cristãos levar as Boas Novas. E isso só é possível se o crente viver conforme o Espírito Santo de Deus.

    Nós, no mundo (como vocês dizem), não queremos palavras de repreensão ou comparações; muito menos ser enquadrados num suposto nível de pureza. Isso o mundo já faz por si só. O que queremos ver, são cristãos de verdade, que honram o seu Senhor e agem como ele - em amor.

    ResponderExcluir